O transporte marítimo é o modal mais antigo no comércio de mercadorias entre países. Com o passar dos anos, este modal foi evoluindo, visando agilidade e segurança no processo operacional.
Com isso, o transporte marítimo acabou se tornando o mais importante modal da sociedade moderna, possuindo maior capacidade de carga que qualquer outro meio de transporte, onde as tarifas de fretes são as mais competitivas e que possui alta flexibilidade de transporte, visto a sua abrangência mundial.
Esse modal exerce uma enorme importância para o trade global e também para o país, afinal, o litoral brasileiro possui mais de 9 mil quilômetros de extensão.
O transporte marítimo possui duas principais categorias:
Cabotagem: é a movimentação de cargas entre portos de um mesmo país.
Longo Curso: movimentação de cargas entre portos de países diferentes.
São navios adequados para carregar grandes quantidades de produtos a granel.
Os produtos a granel são as mercadorias, materiais, cargas e suprimentos em grandes quantidades, em seu estado bruto, sem embalagens fracionadas. O transporte de carga a granel sólida, como o próprio nome já diz, trata de produtos de natureza sólida, geralmente matérias-primas (commodities), que podem ser medidas por toneladas.
Os principais granéis sólidos exportados a partir do Brasil são: a) de origem agrícola: a soja, farelo de soja e o milho; b) minerais: minério de ferro, ouro, prata, níquel, cromo, manganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio. Na importação contamos com diversos outros produtos: a) de origem agrícola: trigo, milho, cevada, malte; b) minerais: fertilizantes.
É comum movimentar mercadorias a granel neste tipo de navio, acondicionadas em BIG-BAGS, geralmente pesando entre 1 e 1,5 toneladas. Os Big-Bags têm como principais características resistência e versatilidade, facilitando o manuseio, armazenamento e o transporte de diversos produtos. Proporcionando mais agilidade em todo processo comercial e operacional.
Tipo de navio que transporta containers (caixas de aço, que acondicionam todos os tipos de mercadorias), seus porões são equipados com guias ou celas sob medida, para carregar e descarregar os containers, agilizando as suas operações.
O Container é uma grande caixa de metal ou madeira e que possui grandes dimensões. Sua principal funcionalidade é a de acondicionar mercadorias que serão transportadas em navios, trens, entre outros. Ele também é conhecido como cofre de carga, pois possui dispositivos de segurança que são previstos por legislações nacionais e internacionais e possuem dimensões padrão em medidas inglesas (pés, 20’ ou 40’).
Utilizado para cargas secas, produtos industrializados e não perecíveis.
Oferece equipamento próprio para geração de frio, ideal para cargas que requer temperaturas constantes abaixo de zero ou até mesmo cargas que precisam controlar a temperatura, como carnes, peixes e frutas.
Indicado para transportar grandes quantidades de mercadorias, além de ser útil para projetos customizados, por ter a altura interna e externa mais alta.
É totalmente revestido e muito utilizado para o transporte de commodities, especialmente grãos, como malta e sementes.
Esse container é projetado para transporte de cargas em grandes dimensões e com peso extra, como máquinas
Existe uma variedade de modalidade para o container tanque. Todos são revestidos, indicados para transporte de produtos químicos corrosivos ou cargas de ácidos e vinhos.
Indicado para o transporte de cargas que necessitam de ventilação, como café, cacau, feijão, cebola, sementes, grãos, manufaturados, entre outros.
Indicado para cargas com excesso de peso, possui as seguintes medidas:
O agenciamento marítimo tem como principais objetivos auxiliar e atender navios e suas tripulações, cujo trabalho envolve fundamentalmente a programação de atracação e liberação dos navios perante as autoridades portuárias locais, também servindo de elo entre os envolvidos (navio, autoridades portuárias, importadores, exportadores, operadores portuários e terminais) para promover a operação pretendida pelos navios, garantindo-lhes uma estadia portuária tranquila e rápida.
Em resumo, a agência marítima é o braço direito do navio, pois é ela que intermedia as informações do navio para o porto, com objetivo de ter operações ágeis, práticas e eficazes. náutico.
Em resumo, a agência marítima é o braço direito do navio, pois é ela que intermedia as informações entre navio e o porto (terminais, operadores portuários, autoridade portuária, etc…), com objetivo de ter operações ágeis, rápidas, práticas e eficazes. O agenciamento marítimo contribui para o bom funcionamento dos processos do transporte marítimo nacional e internacional. Por isso, para não ter dor de cabeça nas suas operações, conte com as soluções que a FORTENAVE oferece, entre em contato conosco e saiba como.